(Português) Declaração de incentivos, renúncias, benefícios e imunidades de natureza tributária – DIRBI

18 . June . 2024

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Foi publicada no Diário Oficial da União de 18/06/2024 a Instrução Normativa (IN) n.º 2198/24, com início de vigência em 1º de julho de 2024, regulamentando a Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária – DIRBI, instituída pela MP nº 1.227/23.

Trata-se de nova obrigação acessória que passa a ser obrigatória para as pessoas jurídicas de direito privado e equiparadas, exceto as enquadradas no Simples Nacional, além de consórcios que realizam negócios jurídicos em nome próprio, inclusive na contratação de pessoas jurídicas e físicas, com ou sem vínculo empregatício, desde que usufruam de algum dos 16 benefícios fiscais destacados no anexo único da própria IN.

Os benefícios listados são ligados a tributos federais, tais como IPI, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e Contribuições Previdenciárias e passam por suspensões, reduções à alíquota zero, créditos presumidos e substituição, como é o caso, p. ex., das empresas que recolhem contribuições previdenciárias com base na receita bruta (CPRB).

A declaração deve ser preenchida diretamente na plataforma e-CAC, através de formulário próprio, dentro da aba declarações e demonstrativos. A DIRBI deverá ser apresentada mensalmente com prazo de entrega até o 20º dia do segundo mês subsequente ao do período de apuração, com exceção das informações dos meses de janeiro a maio do corrente ano, que deverão ser entregues até 20 de julho.

A empresa que realizar a entrega fora do prazo ou não entregar a obrigação fica sujeita à multa que pode variar de 0,5% a 1,5% sobre o valor da receita bruta do período.

Dada a relevância das implicações advindas da nova obrigação acessória, recomenda-se a pronta organização dos dados relativos aos incentivos fiscais percebidos pela empresa, a fim de que a DIRBI possa ser preenchida e entregue corretamente, para o que estamos à disposição para assessorar.

    Receive our newsletter

    Select expertise areas that you are interested

    Agribusiness Arbitration Asset Management and Succession Planning Banking and Capital Markets Civil Litigation Competition Compliance Constitutional and Administrative Corporate/M&A Government Relations International Trade Labor Mexico Desk White Collor Desk (Português) Proteção de Dados Real Estate Regulatory Tax