(Português) Pautado para 28/08/2024 o julgamento do tema 118 da repercussão geral: exclusão do ISS da base de cálculo do PIS e da COFINS

2 . July . 2024

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Conforme informativo veiculado pelo Escritório em maio deste ano, o processo representativo do Tema 118 da Repercussão Geral foi pautado pelo Supremo Tribunal Federal para julgamento na sessão de 28/08/2024.

O placar atual conta com 4 votos a favor e 4 votos contrários à exclusão do ISS, restando apenas os votos dos Ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes e André Mendonça.

O Relator, Ministro Celso de Mello, aplicou ao caso a mesma orientação firmada pela Corte no Tema n.º 69, cuja tese fixada foi: “(…) o ICMS não compõe a base de cálculo do PIS e da COFINS.” Na ocasião deste julgamento, o Ministro Luiz Fux votou pela exclusão do ICMS, enquanto o Ministro Gilmar Mendes votou pela inclusão do imposto na base das contribuições. Por sua vez, o Ministro André Mendonça não compunha a Corte na época. Portanto, espera-se um placar acirrado pela procedência ou não da tese.

Ainda que não abordada nas sessões que já ocorreram, é grande a possibilidade de modulação de efeitos em relação à decisão, motivo pelo qual recomenda-se, para aqueles que ainda não o fizeram, o imediato ajuizamento da ação, para o que estamos à disposição.

    Receive our newsletter

    Select expertise areas that you are interested

    Agribusiness Arbitration Asset Management and Succession Planning Banking and Capital Markets Civil Litigation Competition Compliance Constitutional and Administrative Corporate/M&A Government Relations International Trade Labor Mexico Desk White Collor Desk (Português) Proteção de Dados Real Estate Regulatory Tax