(Português) Informativo Comércio Internacional 16 – Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e Egito é promulgado e ACE entre Mercosul e Colômbia é publicado

11 . December . 2017
(Português) Informativo Comércio Internacional 16

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e Egito é promulgado e ACE entre Mercosul e Colômbia é publicado

Por meio da publicação do Decreto nº 9.229/17, em 7 de dezembro de 2017, o Presidente da República Michel Temer promulgou o Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Egito, assinado em San Juan, na Argentina, em 2 de agosto de 2010. O objetivo do Acordo é, por meio da eliminação de entraves e de restrições ao comércio de bens, criar condições mais favoráveis para o desenvolvimento sustentável, novas oportunidades de emprego, diversificar o comércio e promover a cooperação comercial e econômica em áreas de interesse na relação entre o bloco econômico e o Egito. O Acordo abrange temas como regras de origem, aplicação de medidas de salvaguardas preferenciais e solução de controvérsias.

Para a administração, revisão e monitoramento do Acordo e dos seus respectivos anexos foi criado um comitê conjunto, formado por representantes do Egito e do Mercosul. Tarifas aduaneiras e encargos sobre a importação dos bens serão gradativamente eliminados, conforme cronograma de desgravação composto pelas cestas: “A” (desgravação imediata), “B” (quatro anos), “C” (oito anos), “D” (dez anos) e “E” (cronograma de desgravação a ser oportunamente definido pelo Comitê Conjunto).

Na mesma data ocorreu a publicação do Decreto nº 9.230/17, dispondo sobre a execução e cumprimento do Acordo de Complementação Econômica nº 72 (ACE nº 72), firmado entre os governos dos Estados membros do Mercosul e a Colômbia. O ACE nº 72 foi assinado em 21 de julho de 2017, em Mendoza, Argentina. O Acordo aprofunda o relacionamento do Mercosul com a Colômbia por meio de alterações em preferências tarifárias já anteriormente negociadas sob o ACE nº 59. Dentre as alterações promovidas, destacam-se os produtos dos setores têxteis, metalúrgico e automotivo.


 

    Receive our newsletter

    Select expertise areas that you are interested

    Agribusiness Arbitration Asset Management and Succession Planning Banking and Capital Markets Civil Litigation Competition Compliance Constitutional and Administrative Corporate/M&A Government Relations International Trade Labor Mexico Desk White Collor Desk (Português) Proteção de Dados Real Estate Regulatory Tax