(Português) Os Reflexos da Operação Greenfield

20 . September . 2016
(Português) Blog Previdência

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Os Reflexos da Operação Greenfield

Desde o início da Operação Lava-Jato, sabe-se do envolvimento de alguns fundos de pensão num grande esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. Como se o assunto não fosse grave o bastante, milhares de participantes e assistidos começam a sentir os efeitos do escândalo e deverão participar financeiramente na cobertura dos déficits gerados pela má administração das 4 maiores Entidades Fechadas de Previdência Complementar do Brasil. O que podemos aprender com isso?

A Previdência Complementar é uma ferramenta importante para a economia do país, não só por permitir a complementação de aposentadoria de milhares de trabalhadores, mas também por contribuir com a formação de poupança de longo prazo e, com isso, viabilizar a realização de diversos projetos também de longo prazo, por meio dos investimentos realizados pelos seguradoras e fundos de pensão.

Exatamente por essa razão, a gestão dos recursos confiados às entidades deve ser feita com muita responsabilidade, por quem detém expertise para fazê-lo. E não à toa, os órgãos de supervisão (SUSEP e PREVIC) têm empreendido grandes esforços na última década para aprimorar a governança das entidades e a qualificação dos administradores.

O que se viu na deflagração da Operação Greenfield foi assustador e ainda provocará arrepios, conforme as investigações se desenrolem. Embora se estime que os prejuízos imediatos sejam de R$ 8 bilhões, os reflexos no longo prazo provavelmente serão ainda maiores.

Os reflexos vão além dos participantes e assistidos dos fundos de pensão envolvidos. A depender da forma como este processo for conduzido até seu final, o Regime Complementar de Previdência pode ser seriamente atingido, especialmente no que diz respeito às Entidades Fechadas, o que não é nada bom para um mercado estagnado já há algum tempo.

Espera-se seja dada uma resposta à altura. Além da celeridade e efetividade das investigações, com a punição dos envolvidos na esfera criminal e administrativa, a PREVIC deverá ser atuante e enérgica para garantir que essas práticas sejam coibidas e os fundos de pensão, com seus participantes e assistidos, sejam continuamente protegidos e adequadamente ressarcidos. Num momento de discussões sobre reforma da previdência e do contínuo aumento da expectativa de vida, a confiabilidade do sistema depende disto.


 


    Receive our newsletter

    Select expertise areas that you are interested

    Agribusiness Arbitration Asset Management and Succession Planning Banking and Capital Markets Civil Litigation Competition Compliance Constitutional and Administrative Corporate/M&A Government Relations International Trade Labor Mexico Desk White Collor Desk (Português) Proteção de Dados Real Estate Regulatory Tax