(Português) Bayer mais perto de acordo em ações que associam agrotóxico a câncer

20 . January . 2020

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A multinacional alemã Bayer está perto de chegar um acordo para os mais de 80 mil processos judiciais que associam, nos Estados Unidos, o uso de herbicida glifosato à causa de câncer. Mediador do caso, Kenneth Feinberg, disse à agência Bloomberg que está “cautelosamente otimista” quanto à possibilidade de alcançar um acordo sobre os processos no prazo de aproximadamente um mês.

Famoso por trabalhar em casos complexos, envolvendo o pagamento de indenizações, o advogado Feinberg foi nomeado mediador para as negociações judiciais nos processos federais envolvendo o Roundup Ready por um juiz americano, em maio do ano passado. Ele atuou nos casos de compensação às famílias das vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro nos EUA e também nos processos envolvendo acidentes causados por falha em botões de ignição dos veículos Chevrolet Cobalt, da General Motors.

Segundo a agência Bloomberg, Feinberg afirmou que, desde outubro — quando a Bayer anunciou que enfrentava 42,7 mil processos contra o Roundup na justiça americana — o número de ações similares contra a companhia praticamente dobrou no país, ficando mais próximo de 85 mil.

Procurada pela agência, um porta-voz da Bayer disse que o número de casos relatados inclui potenciais autores de novos processos, e que a quantidade de casos em curso, conforme relatado trimestralmente, é significativamente inferior a 50 mil ações.

Em dezembro, o Bayer conseguiu um endosso importante para sua tese de que o herbicida glifosato — produto desenvolvido pela Monsanto, empresa comprada pelos alemães em 2018.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) apresentou documentos ao Departamento de Justiça americano reiterando sua visão de que o glifosato não apresenta risco de câncer.

Advogados da Bayer argumentam que o Congresso americano concedeu à EPA a autoridade sobre as etiquetas de segurança de produtos químicos nos EUA e que, ao já haver qualificado o produto como seguro, a agência não poderia aprovar a rotulagem de um alerta de risco de câncer para o Roundup Ready.

No Brasil, risco de ações é baixo

Ações similares às que correm nos Estados Unidos já foram impetradas o Canadá e na Austrália, mas no Brasil não há qualquer registro do gênero. Para o advogado Frederico Favacho, do escritório Mattos Engelberg, muito dificilmente a onda chegará ao país.

“Os EUA, o Canadá e a Austrália tem em comum o fato de se fundamentarem na linha do ‘common law’ [direito comum], em que as decisões se dão em tribunais na presença de um júri”, disse. Além do apelo popular atrelado a esses julgamentos, a figura dos casos precedentes também é muito forte nesses sistemas, segundo ele, o que motiva a moção de uma avalanche de processos nos EUA e de ações similares em outros países que adotam o “direito comum”.

No Brasil, segundo ele, existem duas diferenças fundamentais na lei que acabam barrando o surgimento de processos na mesma linha. Uma delas, que julgamentos desta natureza não se dão via júri popular e, a outra, que cabe ao requerente da ação apresentar provas e arcar com custos como os de perícia.

Louise Bosschart, advogada também do escritório Mattos Engelberg, considera que processos como os que envolvem a associação do glifosato à causa de câncer no Brasil tenderiam a seguir a trilha de ações movidas por fumantes contra a indústria do tabaco.

“Na maioria das vezes, os fumantes não conseguiram provar que seu câncer havia sido causado pelo cigarro, porque tinham outros fatores de risco envolvidos. Com o glifosato, a relação causal seguiria a mesma lógica”, disse ela.


 

    Receive our newsletter

    Select expertise areas that you are interested

    Agribusiness Arbitration Asset Management and Succession Planning Banking and Capital Markets Civil Litigation Competition Compliance Constitutional and Administrative Corporate/M&A Government Relations International Trade Labor Mexico Desk White Collor Desk (Português) Proteção de Dados Real Estate Regulatory Tax