(Português) Roubo de carga com arma de fogo é força maior, define TRF-1

17 . June . 2019

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Roubo com arma de fogo é causa de força maior e exime transportadora de culpa. Com este entendimento, a 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acolheu recurso de uma empresa de transporte que presta serviços para os Correios.

A empresa autora da ação teve uma carga roubada, o que fez com que os Correios deixassem de repassar pouco mais de R$ 1 milhão. Segundo a estatal, a terceirizada não tomou as precauções necessárias e deveria arcar com o prejuízo.

O relator, desembargador Souza Prudente, afirma que o Superior Tribunal de Justiça tem jurisprudência pacificada de que a ocorrência de roubo mediante grave ameaça e emprego de arma de fogo constitui força maior e exclui a responsabilidade da transportadora pelo perecimento da carga.

“Competia à ECT provar que a contratada não adotou as cautelas necessárias para minimizar o risco de assalto e consequente extravio da carga (CPC, art. 333, II), ônus do qual não se desincumbiu”, afirma Prudente em seu voto.

O desembargador ressalta que a terceirizada  contratou serviço de rastreamento e que isso impede que se diga que a empresa foi negligente ou deixou de tomar qualquer providência para assegurar a integridade da carga transportada.

Responsável pela defesa da terceirizada, Gustavo Penna Marinho, sócio do Mattos Engelberg Advogados, comentou o caso à ConJur: “Na primeira instância a sentença sugeriu que deveria ter sido contratada escolta armada, item que sequer estava previsto no edital para realização do transporte de carga postal e que certamente inviabilizaria a prestação do serviço. O acórdão do TRF1 acolheu o recurso porque conseguimos demonstrar que a empresa agiu corretamente e foi vítima do roubo.”

Fonte: ConJur.


 

    Receive our newsletter

    Select expertise areas that you are interested

    Agribusiness Arbitration Asset Management and Succession Planning Banking and Capital Markets Civil Litigation Competition Compliance Constitutional and Administrative Corporate/M&A Government Relations International Trade Labor Mexico Desk White Collor Desk (Português) Proteção de Dados Real Estate Regulatory Tax