(Português) Informativo Comércio Internacional 4 – Assinatura de ordens executivas norte-americanas pode impactar o comércio exterior

4 . April . 2017
(Português) Informativo Comércio Internacional 4

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Assinatura de ordens executivas norte-americanas pode impactar o comércio exterior

O presidente norte-americano Donald Trump assinou na última sexta-feira, 31 de março de 2017, duas ordens executivas presidenciais relacionadas ao comércio internacional. São elas: (i) Ordem executiva presidencial para o estabelecimento de melhorias na cobrança e aplicação de direitos antidumping e medidas compensatórias e violações de regulamentos aduaneiros e de comércio, e; (ii) Ordem executiva presidencial sobre o relatório geral de déficits comerciais significativos. De acordo com o Secretário de Comércio dos Estados Unidos da América (“EUA”), Wilbur Ross, “isso marca o início de um capítulo totalmente novo na relação comercial americana com os seus parceiros estrangeiros. ”

A primeira ordem executiva visa atingir importadores norte-americanos que evadem o pagamento de direitos antidumping e medidas compensatórias. Segundo o governo norte-americano, o valor estimado da ausência de pagamento destas medidas chegava, até maio de 2015, a US$ 2,3 bilhões. A ordem executiva prevê um prazo de 90 dias para o desenvolvimento e a implementação de um plano para a cobrança efetiva dos valores referentes a medidas de defesa comercial, tal qual para o estabelecimento de medidas de combate a violações de regras aduaneiras norte-americanas. A implementação destas medidas pode impactar exportadores brasileiros que exportem produtos para o país, tal qual seus parceiros comerciais nos EUA.

A segunda ordem executiva prevê a preparação de um relatório compreensivo que avaliará as causas do déficit na balança comercial dos EUA, estimado em US$ 700 bilhões no comércio de bens em 2016. O relatório, que deve ser apresentado em 90 dias, avaliará os motivos para a existência de déficits comerciais na relação bilateral entre os EUA e seus parceiros. O objetivo do relatório é identificar situações que estejam prejudicando o comércio internacional norte-americano de forma discriminatória ou injusta, para posterior adoção de medidas correspondentes.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail um@mattosengelberg.com.br ou por meio do telefone (11) 3938-1900.

Equipe de Comércio Internacional
Mattos Engelberg Advogados


 

    Receive our newsletter

    Select expertise areas that you are interested

    Agribusiness Arbitration Asset Management and Succession Planning Banking and Capital Markets Civil Litigation Competition Compliance Constitutional and Administrative Corporate/M&A Government Relations International Trade Labor Mexico Desk White Collor Desk (Português) Proteção de Dados Real Estate Regulatory Tax