Publicada Medida Provisória com o objetivo de favorecer o ambiente de negócios no Brasil com aparente reflexo no âmbito das licenças ambientais

5 . April . 2021
(Português) Publicada Medida Provisória com o objetivo de favorecer o ambiente de negócios no Brasil com aparente reflexo no âmbito das licenças ambientais

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Foi publicada no último dia 30 a Medida Provisória nº. 1.040 (“MP 1.040/2021”), que, dentre outros temas, alterou a Lei nº. 11.598/2007, que trata da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

O texto promove mudanças de forma a facilitar a abertura de empresas e, com isso, favorecer o ambiente de negócios no Brasil, estabelecendo, em seu art. 6º, nos casos em que o grau de risco da atividade seja considerado médio, a possibilidade de emissão de alvará de funcionamento e licença de forma automática, sem análise humana, ou seja, de forma robotizada, por intermédio de sistema responsável pela integração dos órgãos e das entidades de registro.

Nesses casos, o alvará de funcionamento será emitido com a assinatura de termo de ciência e responsabilidade do empresário, sócio ou responsável legal pela sociedade, que firmará compromisso, sob as penas da lei, de observar os requisitos exigidos para o funcionamento e o exercício das atividades econômicas constantes do objeto social, para efeito de cumprimento das normas de segurança sanitária, ambiental e de prevenção contra incêndio. No termo de ciência e responsabilidade constarão informações sobre as exigências que deverão ser cumpridas antes do início da atividade empresarial. Presume-se que mesma regra se aplique às licenças, embora o texto da MP não seja expresso nesse sentido.

Importante ressaltar que a emissão automática não obsta a fiscalização dos órgãos ou das entidades estaduais, distritais ou municipais competentes.

O prazo de vigência da MP é de 60 dias, prorrogável uma única vez por igual período, sendo seu efeito é imediato, ou seja, embora dependa da aprovação da Câmara e do Senado para que seja transformada em lei, sua eficácia ao longo do período de 60 dias é imediata.

A MP 1.040/2021 não indica de que forma a classificação da atividade será realizada, tampouco traz maiores informações acerca do alcance e da amplitude da norma no que se refere às licenças de natureza ambiental, tema de natureza extremamente sensível, que não permite banalizações.

    Receive our newsletter

    Select expertise areas that you are interested

    Agribusiness Arbitration Asset Management and Succession Planning Banking and Capital Markets Civil Litigation Competition Compliance Constitutional and Administrative Corporate/M&A Government Relations International Trade Labor Mexico Desk White Collor Desk (Português) Proteção de Dados Real Estate Regulatory Tax