(Português) Acordo Paulista: regras para utilização de precatórios, créditos de ICMS, ICMS-ST e de produtor rural

19 . February . 2024

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) e a Secretaria de Fazenda e Planejamento (SFP), publicaram, de maneira conjunta, as Resoluções nos 6/24 e 2/24, respectivamente, que disciplinam a Lei nº 17.843/23 e definem os critérios de utilização de precatórios, créditos acumulados de ICMS, ICMS-ST e de produtor rural para quitação de débitos inscritos em dívida ativa junto ao Estado de São Paulo.

 

Em relação à utilização de precatórios, o inciso V, do art. 15 e o art. 37, preveem que somente aqueles títulos cuja discussão já tenha se encerrado em todas as instâncias, não existindo mais possibilidade de defesa ou desconstituição, poderão ser usados para abatimento de 75% do valor total do débito, incluindo principal, multa e juros, após os descontos anteriormente ajustados, que podem chegar a 65% do valor total, com exceção das situações previstas para pessoas físicas, MEI, ME, EPP e empresas em recuperação judicial, liquidação extrajudicial ou falência, cujos descontos podem chegar a 70%.

 

Já quanto aos créditos de ICMS, ICMS-ST e de produtor rural, próprios ou adquiridos de terceiros, são mantidos os mesmos percentuais aplicados na utilização de precatórios. A diferença, porém, é que para os créditos de produtor rural, a data limite para a compensação é 30/06/2024, conforme art. 1º, II, da Resolução nº 2/24.

 

Nesse contexto, considerando as novas implicações advindas das resoluções, recomendamos o assessoramento na adesão ou efetivação de proposta de transação, para o que estamos à disposição.

    Receive our newsletter

    Select expertise areas that you are interested

    Agribusiness Arbitration Asset Management and Succession Planning Banking and Capital Markets Civil Litigation Competition Compliance Constitutional and Administrative Corporate/M&A Government Relations International Trade Labor Mexico Desk White Collor Desk (Português) Proteção de Dados Real Estate Regulatory Tax