(Português) Tributação de fundos exclusivos e aplicações através de offshores

29 . August . 2023
(Português) Tributação de fundos exclusivos e aplicações através de offshores

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O governo federal publicou na data de ontem, 28/08/2023, no Diário Oficial, a Medida Provisória (MP) nº 1.184/23, que prevê a incidência periódica de Imposto de Renda (IR) sobre os fundos exclusivos, aqueles formados por apenas um único cotista, que, diferentemente dos fundos abertos, sofriam a incidência do IR apenas no momento dos resgastes.

De acordo com a MP, além do IR no momento do resgate, haverá agora a obrigatoriedade de recolhimento, mediante retenção na fonte, duas vezes ao ano, no último dia útil de maio e novembro, respectivamente. A alíquota aplicável varia entre 15% e 22,5% de acordo com o prazo médio da aplicação, enquanto a base de cálculo é a diferença entre o custo histórico da cota e o seu valor patrimonial no último dia útil de maio e novembro ou no momento do resgate.

No mais, apesar de a MP prever a tributação periódica somente a partir de 1º de janeiro de 2024, os rendimentos apurados até 31/12/2023 serão apropriados proporcionalmente ao seu tempo de existência incidindo sobre eles a alíquota de 15%, com a possibilidade de incidência a 10%, desde que o cotista, que precisa residir no Brasil, antecipe o recolhimento de parte do imposto nos primeiros meses do ano de 2024.

Já em relação à tributação das aplicações de pessoas físicas no exterior intermediadas por offshores, o Governo Federal enviou ao Congresso um Projeto de Lei (PL), que tem a mesma intenção da não aprovada MP nº 1.173/23, e prevê a incidência de imposto de renda sobre os rendimentos à alíquota de 0%, 15% ou 22,5%, de acordo com o valor auferido.

Assim, considerando este novo contexto, recomendamos uma assessoria especializada a fim de promover um planejamento fiscal das aplicações em fundos exclusivos e no exterior, bem como para interpor medidas judiciais preventivas com o intuito de evitar as referidas tributações, para o que estamos à disposição.

    Receive our newsletter

    Select expertise areas that you are interested

    Agribusiness Arbitration Asset Management and Succession Planning Banking and Capital Markets Civil Litigation Competition Compliance Constitutional and Administrative Corporate/M&A Government Relations International Trade Labor Mexico Desk White Collor Desk (Português) Proteção de Dados Real Estate Regulatory Tax